Health

Ministro da Saúde agradece profundamente a doação conjunta (BAD, SADC e OSM) no âmbito da reposta à COVID-19

0

Maputo, 3 de Junho de 2021 – Não temos palavras para manifestar o nosso agradecimento por tão nobre gesto e não disfarçamos o nosso contentamento e gratidão pelo facto, esta foi a reacção do Ministro da Saúde, Prof. Armindo Tiago, na Quarta – feira, durante a cerimónia de entrega da doação conjunta ( BAD,SADC e OMS) de equipamentos e consumíveis para apoiar a resposta à COVID 19. 

Para além dos materiais de proteção individual para os profissionais de saúde, a contribuição avaliada em 1.6 Milhões de dólares americanos, inclui equipamentos e materiais médico-cirúrgicos, com os respetivos consumíveis para o reforço da capacidade do MISAU nas acções de prevenção dos profissionais de saúde e para o atendimento clínico de pacientes com COVID-19.

Para o Ministro da Saúde, o surgimento de uma 3ª vaga na República da África do Sul, mais precisamente em três províncias, uma das quais faz fronteira com Moçambique, é motivo de preocupação para nós. Por isso, “a possibilidade do nosso país ser atingido é grande, daí a necessidade de nos mantermos em alerta” frisou o titular da Saúde em Moçambique.

O Professor Armindo reiterou o apelo vigoroso à população no sentido de continuar a cumprir com as medidas de prevenção da COVID 19, nomeadamente (i) lavagem e higienização das mãos; (ii) uso correcto da máscara e (iii) o distanciamento físico e social.  

Uma pesquisa realizada em Moçambique no primeiro trimestre de 2021, trouxe os seguintes achados: (i) o uso da máscara diminuiu em 4,7%; (ii) a lavagem das mãos com sabão diminuiu em 3,4 %; a proporção de inquiridos que diz que a COVID-19 é “muito perigosa” subiu em 4,4 %; entre as duas ondas mais recentes.  Esta pesquisa foi feita pelo Ministério da Saúde, pelo Instituto Nacional de Saúde, (INS) e pelo   UNICEF.

Em Moçambique a implementação do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19, iniciou-se no dia 8 de Março último e até o presente momento já foram imunizados com pelo menos 1 dose um total de 82.384 pessoas na primeira fase e 240.913 pessoas na segunda fase, totalizando 323.297 pessoas, correspondente a cerca de 1% da população de Moçambique. 

O Ministro da Saúde, discursando recentemente na reunião da União Africana, referiu que os dados sobre a população vacinada em Moçambique “está ainda longe das nossas expectativas, e demonstram que há ainda um longo caminho pela frente para alcançarmos as nossas metas com vista a garantir a proteção da maioria do Moçambicanos”. 

Na mesma ocasião o Prof. Armindo Tiago reconheceu e congratulou-se pelos esforços empreendidos pela OMS, pela GAVI e pelo CEPI e seus parceiros através da iniciativa COVAX para promover o acesso equitativo as vacinas a nível global. “Queremos também reconhecer e congratular a União Africa que através da iniciativa AVATT procura garantir o acesso as vacinas no nosso continente” enfatizou. 

Até o dia 2 de Junho de 2021, em Moçambique foram testados cumulativamente 556.045 pessoas suspeitos, com um cumulativo de 70.923 casos de COVID 19 registados, dos quais 70.607 são de transmissão local e 316 importados. Até a data em referência, o País registou 69.555 pacientes recuperados da COVID 19 e mais de 836 mortes.

Para informações adicionais queira contactar:
Dr. Israel GEBRESILLASSIE, Gestor de incidente na OMS –   gebresillassiei [at] who.int 
Dra. Sinesia Sitao, Oficial de emergências na OMS –  sitaos [at] who.int 
Glória Moreira, Oficial de Comunicação, OMS Moçambique, moreirag [at] who.int

Source

Flash International evaluates investment opportunities in Angola

Previous article

French Orange pumps $24.8mln into network upgrade in Guinea Bissau

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Health